Aerografia

  A aerografia é uma das técnicas mais admiradas na arte da pintura e da ilustração. É uma técnica muito sofisticada, que depende tanto do artista quanto da qualidade dos equipamentos para aplicá-la, exige do profissional muito estudo e uma dedicação extra. Nada, porém, agrada mais os olhos do que um belo trabalho feito com recursos da aerografia, compensando todas as dificuldades que se venha ter para realizá-lo.

  Nesta técnica utiliza-se um instrumento chamado aerógrafo (Airbrush em inglês), este está conectado a um compressor de ar, executando-se pinturas através da pressão do ar, que leva à criação de jatos de tintas.

  A história da aerografia é muito mais antiga do que a maioria das pessoas podem imaginar. As primeiras imagens feitas pelo Homem, na pré-história, foram criadas utilizando e técnica de aerografia. Acredita-se que tenham pelo menos 35 mil anos e que foram feitas soprando um pigmento (tinta) através da cavidade de um tubo feito de ossos de animais. O inventor do aerógrafo moderno é o americano Abner Peeler, que em Maio de 1878, pensou que seria possível pintar usando um jato de ar que controlado por um aparelho, poderia permitir aumentar ou diminuir o fluxo da tinta. O aerógrafo permite realizar criações ricas em detalhes o que dá aos artistas a possibilidade de libertar a sua criatividade.

  A aerografia é muito utilizada para realizar ilustrações e desde meados de 1970 que é usada para em embelezar os carros, sendo muito popular enter os amantes do tuning. Em Portugal podemos destacar três nomes, Paulo Rosa e Colman, Das Neves muito apreciados no mundo da personalização automóvel.

                       

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

PUBLICIDADE

ONLINE

Temos 45 visitantes e Nenhum membro online